Será que todo Curitibano é chato, ou é Fake das mídias sociais? Muitos turistas e até morados acabam desabafando sobre alguns ocorridos sociais diferenciados que acontecem aqui em Curitiba-Pr.
Principalmente hoje em dia que a cidade está em alta nas redes sociais, muitos vídeos e opiniões sobre a cidade são comentadas.
Mas será que realmente os Curitibanos são mais exigentes ou “chatos” mesmo, ou se trata somente de uma diferença cultural? Dando essa impressão negativa em algumas ocasiões.
Vem entender alguns pontos desse tema em alta sobre o Curitibano, trouxemos até uma indicações de reportagem para você.
Por que na visão de fora o Curitibano é chato?

Cumprimentos são diferentes!
Aqui em Curitiba, diferente de muitas cidades do Brasil, os cumprimentos não são obrigações sociais. Isso mesmo, é normal entrar em um prédio, ou chegar em algum lugar, e não haver a ação de cumprimentar com “Bom dia”, “Boa tarde”, ou “Boa noite”.
Esse é o tema principal, é onde começa toda essa notícia sobre o Curitibano ser chato, ou “mal-educado”. Por esse motivo, esse ponto não pode faltar no tema de hoje.
Apesar da “falta” desses cumprimentos, isso não quer dizer que o Curitibano é mal-educado, é só uma questão de cultura mesmo. Já em outros lugares no Brasil, as pessoas são mais sociais ao cumprimentar, rolando até breves conversas ao encontrar alguém na rua.
Em Curitiba não é assim, as pessoas cumprimentam normalmente os conhecidos, e é algo breve. Em elevadores também não existe esse cumprimento, só se são conhecidos ou existe alguma dúvida.
Entrou em algum lugar comercial em Curitiba e sentiu falta de cumprimento logo na entrada? Não leve para o pessoal, muito provável que estão dando espaço antes de ir até você (vender, cumprimentar, ou te auxiliar).
Vem ler! Por que a Capivara é o Mascote de Curitiba? Entenda o porquê
Como os Curitibanos cumprimentam as pessoas, então?
Não existe uma regra, mas as experiências que nossa equipe de iLoveCuritiba tem, é a seguinte: um cumprimento básico!
Isso mesmo, sabe aquela olhadinha com uma mexida na cabeça? Muito sútil, mas é comum aqui, então de você deu um “Bom dia” talvez a pessoa responda assim. E isso pode passar muito despercebido, mas não quer dizer que não foi respondido.
Normalmente os cumprimentos são para pessoas conhecidas mesmo, caso esteja realizando uma visita à cidade, não se sinta mal caso não seja respondido.
Realmente é uma questão de cultura mesmo, até alguns Curitibanos ficam sem resposta quando estão cumprimentando, o X da questão é o Costume. Em Curitiba não existe esse costume de Cumprimentar estranhos facilmente.
Curitibanos são fechados? Existe um motivo Histórico?
EM COMPARAÇÃO a outras culturas do Brasil, os Curitibanos são fechados, segundo uma matéria exclusiva sobre o assunto, esse costume de ser Reservado pode ter a ver com a colonização europeia que aconteceu nessa região.
Entenda melhor assistindo à matéria abaixo, e a opinião de um historiador:
@rogeriobealpino Porque o curitibano tem comportamento reservado? Essa é uma característica de muitos curitibanos, especialmente os nativos. Este programa da Rede Massa me convidou, junto ao humorista Daniel Marcondes, para tentar analisar as origens históricas deste comportamento. Não que haja uma explicação científica e pormenorizada para tal. Mas podemos, com certeza, fazer algumas suposições a partir da vinda para cá de alguns imigrantes europeus (mas só de alguns!) no século 19, trazendo consigo, claro, seu jeito mais reservado de ser. Porém, essa não é apenas uma explicação. Podemos mencionar, também, algo pouco falado, que foi o receio em se manifestar que muitos curitibanos do final do século 19 adquiriram diante da história da invasão do maragatos na cidade, culminando na morte do Barão do Serro Azul em 1894. Nesta matéria falo, de forma muito breve, a respeito. E você, o que pensa? Curitibano tem mesmo esse comportamento? Acha que esses fundamentos históricos podem explicar esse jeito de ser? #Curitiba #historiadecuritiba #história #comportamento #rogeriobealpino
♬ som original – rogeriobealpino
I Love Curitiba fica por aqui!
Agora que explicamos se o Curitibano é chato ou não, considerando a questão Cultural da cidade, qual a sua opinião? Deixe seu comentário aqui, que ficaremos felizes em ter sua participação por aqui.
Por fim, hoje ficamos por aqui, um agradecimento da equipe por você ler até aqui! Deixe uma ideia para o próximo tema aqui em nosso Portal de conteúdos sobre Curitiba.
Ajude o Blog a crescer, compartilhe essa matéria com 1 amigo.
Leia também: 5 Principais Pontos Turísticos de Curitiba